Product Designer
Research, UX Design, Visual Design e Prototyping
Product Manager, Designer, Desenvolvedores
2020
O projeto começou com a ideia de criar uma biblioteca virtual voltada ao ensino fundamental, onde alunos poderiam acessar livros infantis em um ambiente lúdico e interativo. A proposta inicial era oferecer uma experiência leve, com foco exclusivo na leitura, alinhada ao universo das crianças. Para isso, foram desenvolvidos layouts coloridos e uma identidade visual marcante que transmitisse diversão e acessibilidade.
O projeto começou com a ideia de criar uma biblioteca virtual voltada ao ensino fundamental, onde alunos poderiam acessar livros infantis em um ambiente lúdico e interativo. A proposta inicial era oferecer uma experiência Com a chegada inesperada da pandemia, o projeto precisou mudar de direção. A ampliação do público-alvo para incluir alunos do ensino médio trouxe novos desafios, enquanto as escolas passaram a depender de soluções digitais para garantir o aprendizado remoto.
O maior desafio foi criar, em um curto período, uma plataforma que não fosse apenas uma biblioteca, mas também um suporte real para a rotina de estudos dos alunos em casa. Essa mudança exigiu rapidez na pesquisa, flexibilidade na implementação e a inclusão de funcionalidades inéditas., com foco exclusivo na leitura, alinhada ao universo das crianças. Para isso, foram desenvolvidos layouts coloridos e uma identidade visual marcante que transmitisse diversão e acessibilidade.
Para responder às novas necessidades, reorganizamos o fluxo de trabalho, priorizando etapas que garantissem agilidade e eficiência.
Pesquisas e Insights Rápidos
Realizamos entrevistas e pesquisas online para entender as novas demandas de professores e alunos durante o ensino remoto.
Identificamos que a gamificação seria uma abordagem eficaz para manter os alunos motivados e engajados.
Reestruturação da Identidade Visual
Ajustamos a linguagem visual para dialogar com públicos variados, conciliando elementos infantis e juvenis.
A paleta de cores e os ícones foram adaptados para criar um equilíbrio entre diversão e seriedade.
Novas Funcionalidades Implementadas
Gamificação: Incluímos atividades interativas e desafios no decorrer das leituras, além de um sistema de pontos e rankings.
Ferramentas para Professores: Criamos uma área onde professores poderiam liberar atividades personalizadas para as turmas, incentivando o acompanhamento individualizado.
Interface Otimizada: Redesenhamos o fluxo da plataforma para torná-la intuitiva e adaptável às novas funções.
Adequar a identidade visual ao novo público fortalece a conexão do produto com o usuário.
Identificamos que a gamificação seria uma abordagem eficaz para manter os alunos motivados e engajados.
A área de atividades mantém o aluno engajado, uma vez que ganhar pontos ou efetuar estas atividades e tiver bons números de acertos.
A leitura digital é um dos focos da plataforma, e manter a interface amigável e intuitiva contribui para que os alunos cultivem hábitos de leitura.
A transição da BiBot de uma simples biblioteca infantil para uma plataforma educacional gamificada foi um marco. Conseguimos implementar um ambiente dinâmico que:
Incentivava o estudo autônomo em casa através de desafios e recompensas.
Aumentava o engajamento dos alunos por meio de competições amigáveis entre turmas e indivíduos.
Facilitava o trabalho dos professores com ferramentas de monitoramento e atividades personalizadas.
Mesmo enfrentando um cronograma apertado, entregamos uma solução que atendeu à urgência do momento sem comprometer a qualidade do produto final.
O feedback positivo de alunos e professores confirmou o sucesso do projeto. Alunos relataram maior motivação para estudar, enquanto professores elogiaram a praticidade das ferramentas oferecidas.
Houve a necessidade de em 2023 ampliarmos a variedades de avatares que inicialmente haviam apenas 12 e a inclusão dos avatares na plataforma adulta, Biblioteca Virtual.
A Pearson pediu para que fosse implementada as atividades também na plataforma adulta.
Jovens alunos descreveram a plataforma como um grande impulsionador do gosto pela leitura.
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